top of page
Foto do escritorCamilo Alvarez

MST: Três ações "raiz" de quem não está "pop" (mas merece voltar a ser) | SekueLab


No último sábado, 22, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra completou 38 anos de existência. Contra a crença de que o agro é pop e que não existe mais razão para a luta pela terra, lembramos a você três ações recentes que mostram porque a luta pela terra continua central e o MST tão importante para o Brasil.


Natal sem fome: cultivando solidariedade para alimentar o povo! Desde o início da pandemia o Movimento Sem Terra se mobilizou para socorrer os mais afetados pela pandemia e pelo desgoverno bolsonarista. Foram mais de um milhão de marmitas distribuídas desde então, totalizando mais de 6 mil toneladas de alimentos distribuídos.

Produção de Alimentos. Solidariedade do MST-PE. Foto: Ana Olívia Godoy

De 10 de dezembro de 2021 a 06 de janeiro de 2022 os Sem Terra arrecadaram alimentos para um “Natal sem fome” no país em que mais da metade dos lares sofrem de insegurança alimentar. A ação beneficiou 250 mil pessoas em situação de vulnerabilidade nas periferias e aldeias indígenas.




Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis. Em 2020 os Sem Terra lançaram a campanha de plantio de 100 milhões de árvores em dez anos. A meta arrojada tem objetivo igualmente ousado: mostrar para os brasileiros o que a Reforma Agrária Popular oferece, em contraposição ao agronegócio; que a Agroecologia é a alternativa ao modelo “pop” predatório do grande capital, e; a importância da produção de alimentos saudáveis, respeitando a natureza, os trabalhadores e a soberania nacional.

Plantar Árvores! Jornada Nacional da juventude Foto: Coletivo CCJLGBT-MG

Brigadas de solidariedade Sem Terra aos atingidos pelas enchentes. Em contraste ao descaso do governo federal, o MST mobilizou militantes na Bahia e em Minas Gerais auxiliando famílias a se retirarem dos locais de risco, realizando mutirões de limpeza, doação de alimentos e kits de limpeza.


Ações como estas renovam o verbo “esperançar” cunhado por Paulo Freire. Que sonhar com um Brasil mais democrático e solidário é não apenas possível, como está ao alcance de nossas ações.

Atualmente o MST está presente m 24 estados brasileiros. Acompanhe notícias no site oficial e nas redes sociais:

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page