Claro que foi uma chacina! A Gamboa de Baixo é uma comunidade com 300 famílias negras, a maioria com origem na pesca. Na madrugada desta terça de carnaval a Polícia Militar da Bahia matou 3 pessoas. Essa foi a denúncia feita pelos moradores do bairro que, ainda de madrugada, bloquearam a Avenida Contorno em protesto. A própria polícia confirma que matou os três. A divergência se resume ao motivo: A polícia disse que matou como reação, a famosa troca de tiro, e os moradores dizem que foi por prazer. Afinal, vontade e prazer são 2 momentos do mesmo ato.
Mataram 3 pessoas nas primeiras horas desta terça e nas horas seguintes mais sete pessoas seriam mortas, totalizando, pelo menos, 10 assassinatos em 24h na Região Metropolitana de Salvador.
E digo “pelo menos” porque o boletim diário da SSP-BA é subnotificado. Como está escrito no próprio documento, apresenta somente as “principais ocorrências”. Tanto é que a Chacina da Gamboa nem estava relacionada no boletim até às 4h30 desta quarta, 2 de março, quando foi extraída a cópia abaixo:
E a secretaria já abriu boletim novo que vai sendo preenchida ao longo desta quarta com muito sangue:
Nos nove primeiros meses de 2021 (último período consolidado pela SSP-BA, ou seja, desatualizado), 1.056 pessoas foram assassinadas somente em Salvador. Na RMS mais de 500 mortos no mesmo período e rezando pra que esses consolidados não estejam também subnotificados.
Os homicídios em Salvador tem uma variância étnica. Segunda matam banto, terça nagô, quarta iorubá... Pelos bairro listados nos boletins (acesse aqui) percebe-se facilmente que só morre pret@. Mas se duvidar leia esta matéria.
Não é de hoje que a Gamboa é visitada pela PM baiana. Talvez seja até a mais visitada de Salvador. Comunidade pequena, cercada a leste pela Av. Contorno, a norte pelo Museu de Arte Moderna, a sul pela Mansão dos Cardeais e a oeste pelo mar. Um cenário fácil para treinamento urbano em esculacho, arrombamento e tiro, seja com armas oficiais ou particulares.
Até pouco tempo atrás as operações policiais alí começavam ao meio dia, em ponto, para ter a cobertura sensacionalista dos programas policiais como Se Liga Bocão, Ronda, Alerta Geral e Que Venha o Povo com direito a helicóptero sobrevoando e devassando a comunidade.
Uma operação cotidiana que agrada à especulação imobiliária pelo valor que tem a região à beira da Baía de Todos os Santos que lembra a Riviera Italiana. A Gamboa de Baixo fica, como eu disse, entre o Museu de Arte Moderna e a Mansão dos Cardeais, que dá início à avenida mais valorizada da cidade de Salvador, o Corredor da Vitória, cujas lixeiras das mansões são visitadas por sobreviventes bantos, nagôs e iorubás.
Além do assédio policial, a Gamboa sofre o mesmo assédio imobiliário que o bairro de Brasília Teimosa na capital pernambucana e seus moradores são vistos, por muitos, como hiatos da dignidade humana, como os que catam lixo lá em cima. O lixo mais próximo da Gamboa de Baixo é o da Mansão onde a Veveta mora. Passe lá qualquer hora e veja quem está mexendo. “Se hoje eu posso consumir, eu sou cidadão. Amanhã se não, eu sou marginal” é o que diz Max de Castro.
Assim como a estuprada sofre um segundo constrangimento, o judicial, as famílias da Gamboa, além de sofrerem com um tiroteio em suas casas, enquanto dormiam, e terem seus familiares mortos de repente, quando vão protestar na Av. Contorno são novamente assediadas para abrir passagem. Foi preciso a chegada das equipes de televisão pela manhã para que os moradores pudessem refazer o protesto, já que na madrugada eles estão por conta própria e conhecem o modus operandi dos servidores do estado naquela localidade.
A cobertura da mídia soteropolitana, desta vez, foi até generosa, já que historicamente tratam a Gamboa como antro e centro da marginalidade de Salvador. Pra ilustrar como a Gamboa é tratada pela polícia e pela imprensa, destacamos seis vídeos em ordem cronológica. Observe o último vídeo onde os moradores e policiais relatam o que aconteceu nesta terça.
1. Policiais prendem acusados de tráfico | Se Liga Bocão - 2009 (AO VIVO)
2. Trinta pessoas são detidas em operação na Gamboa de Baixo | Tv Itapoan - 2012
3. Polícia prende acusados de tráfico de drogas na Gamboa | Se liga Bocão - 2012 (AO VIVO)
4. Traficantes são presos durante operação na Gamboa de Baixo | Record Bahia - 2013
5. Mais de 100 policiais em operação na Gamboa | Cidade Alerta 2016
6. Três mortos em operação na Gamboa de Baixo | Aratu Online 2022
As conclusões sobre a imprensa e a polícia, nos vídeos destacados, ficam por conta do leitor.
É preciso destacar, entretanto, que a Chacina da Gamboa não pode ser tratada como a chacina do Cabula, onde os policiais foram inocentados em tempo recorde pela juíza Marivalda Moutinho, que depois seria afastada do cargo pelo STJ, na Operação Faroeste, acusada, junto com um grupo de desembargadores e advogados, de participar de um esquema de venda de sentenças judiciais no TJ-BA, operação que afastou também o então Secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.
A Chacina da Gamboa não pode ser julgada por esse grupo que ocupa a Justiça Baiana e cobra pra julgar, porque são estes desvios judiciais que fortalecem a vontade e o prazer de matar, e cuja consequência resume-se em alimentar planilhas e mais planilhas da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Comentarios