O ministro da Defesa da Russia, Ígor Konashénkov, declarou agora a pouco que os militares russos capturados pela Ucrância estão sendo torturados como na Alemanha nazista. A declaração foi divulgada pela rede de TV Russia Today neste domingo, 27.
Segundo o ministro, os prisioneiros russos são "muitas vezes menores" que os ucranianos capturados e que aqueles que assediam prisioneiros russos "serão encontrados e inevitavelmente enfrentarão a dura responsabilidade".
O jornal RT divulgou, também neste domingo, informações dadas pelo Ministério de Defesa russo sobre o avanço militar na Ucrânia. Pelo relatório as forças russas destruiram 975 instalações da infraestrutura militar da Ucrânia, incluindo 23 centros de controle e comunicação, 3 postos de radar, 31 sistemas de lançamento de mísseis S-300, Buk M-1 e Osa e 48 radares.
Ígor Konashénkov disse ainda que foram destruídos 223 tanques e outros veículos blindados de combate, 28 aeronaves que estavam no solo, 39 sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, 143 unidades de equipamentos automotivos militares especiais e 86 armas e morteiros de artilharia de campanha. Eles também derrubaram 8 caças, 7 helicópteros, 11 drones e dois mísseis táticos Tochka-U.
Agora a pouco a estatal da Ucrânia Ukroboronprom informou que a ocupação russa destruiu o Antonov, maior avião do mundo.
"Os ocupantes russos destruíram o carro-chefe da aviação ucraniana — o lendário An-225 Mriya. Aconteceu no aeródromo de Antonov em Hostomel, perto de Kiev", confirmou a empresa em sua página no Facebook.
Na íntegra a declaração do ministro Ígor Konashénkov sobre os prisioneiros:
Os militares Russos têm demonstrado valor e heroísmo no desempenho das suas missões de combate nessa operação militar especial.
Infelizmente há companheiros mortos e feridos, mas nossas perdas são muito menores que a dos nacionalistas das forças armadas ucranianas abatidos.
Quanto aos prisioneiros de guerra ucranianos, seguiremos tratando com dignidade a todos os soldados das Forças Armadas da Ucrania que tenham deixado as armas. Entendemos que fizeram um juramento ao povo da Ucrânia.
Todos que tenham deixado as armas e cessada a resistência serão devolvidos a as suas famílias, mas sabemos como nazistas ucranianos estão tratando os poucos russos militares capturados.
Vemos que as torturas são as mesmas que as dos nazistas alemães e seus lacaios milicianos durante a Grande Guerra Pátria. Mas gostaria de enfatizar: todos os rostos, vozes, telefones, localizações, endereços IP, assim como a correspondência de todos os nazistas ucranianos envolvidos no assédio a nossos companheiros estão sendo gravados e identificados.
Também me refiro aos dirigentes do regime de Kiev e suas responsabilidades que intimidam diretamente os militares russos violando a convenção sobre o tratamento dos prisioneiros de guerra. Todos serão encontrados e inevitavelmente enfrentarão a dura responsabilidade.
Comments