top of page
Foto do escritorJailton Andrade

Suspeita de fraude em papéis da Petrobras, a Tullet Predon já havia sido condenada em 2019 por manip

LONDRES (Reuters) – O órgão fiscalizador dos mercados britânicos multou a corretora Tullett Prebon em 15,4 milhões de libras (US $ 19,2 milhões) por conduta imprópria, incluindo seu envolvimento na manipulação da taxa Libor, disse o regulador na sexta-feira.

O escândalo de manipulação da taxa interbancária de Londres (Libor) que se desenrolou em 2012 levou a bilhões de dólares em multas para grandes bancos e sentenças de prisão para comerciantes condenados por manipular a referência para obter lucro.

A Libor é uma referência global para taxas de juros.

De 2008 a 2011, vários corretores da Tullett Prebon (Europe) Limited (TPEL) colocaram em prática negociações impróprias para gerar taxas que não deveriam ter sido pagas, disse a Autoridade de Conduta Financeira (FCA), acrescentando que uma das negociações mecanismos identificados foi um comércio de “lavagem”.

“Embora essas negociações não enganassem o mercado, nem representassem abuso de mercado, as negociações de lavagem foram totalmente impróprias, prejudicando o funcionamento adequado do mercado”, disse Mark Steward, Diretor Executivo de Fiscalização e Supervisão de Mercado da FCA.

As operações de lavagem são duas operações de swap idênticas, mas opostas, entre as mesmas duas contrapartes, feitas exclusivamente para gerar taxas de corretagem.

Citando uma operação de lavagem de 2009, a FCA disse que a motivação para um dos dois comerciantes envolvidos na geração de tais taxas para a Tullett foi a ajuda dos corretores da Tullett na tentativa de manipulação da Libor.

“O que eu normalmente faço é se eu consigo ajuda na LIBORS ao longo do mês, eu normalmente faço, no final do mês … um par de entradas e saídas”, disse um dos comerciantes em uma conversa por telefone com um Corretora Tullett em 10 de fevereiro de 2009.

“Tudo bem, cara, isso é bom, porque (outro corretor) já quer pagar por sua viagem (para o exterior)”, respondeu o corretor.

A divisão de taxas da Tullett Prebon teve controles ineficazes sobre a conduta do corretor entre 2008 e 2010, disse a FCA.

Em 2008, um corretor persuadiu um negociante a pagar sobre o preço de mercado por um swap para compensar uma perda em um escritório da Tullett. Em troca, a Tullett pagou as despesas do comerciante e do corretor para uma viagem de 10 dias a Las Vegas e San Francisco.

Um gerente sênior sabia sobre o acordo, mas não tomou nenhuma providência, embora se tratasse de um “claro uso indevido de despesas com entretenimento”, disse a FCA.

A FCA também disse que a Tullett Prebon falhou em ser aberta e cooperativa com o cão de guarda e uma violação ocorreu entre agosto de 2011 e outubro de 2014, relacionada ao pedido da FCA para que a Tullett Prebon fornecesse fitas de áudio de seus corretores.

A Tullett Prebon tornou-se TP ICAP TCAPI.L após a sua fusão com a ICAP.

TP ICAP disse que a FCA reconheceu que a TPEL cooperou totalmente com a investigação nas negociações relevantes e conduziu a sua própria revisão de certas negociações que divulgou à FCA.

A FCA também descobriu que, na época, havia sistemas e controles inadequados para lidar com o risco de conduta imprópria do corretor, disse a empresa em um comunicado separado.

“Nenhum dos indivíduos envolvidos nas atividades de corretagem relevantes permanece com nossa empresa, que há muito tempo aproveitou a oportunidade para melhorar significativamente seus sistemas e controles para cumprir as expectativas regulatórias”, disse TP ICAP.

Reportagem adicional de Pushkala Aripaka em Bengaluru; Edição de Bernard Orr e Elaine Hardcastle disponível em: https://www.reuters.com/article/us-tp-icap-investigation-fca-idUSKBN1WQ0KI

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page